Você está em: Página Principal ? Proposta
Proposta Pedagógica
A proposta pedagógica da Escola Estrela Guia na Educação Infantil, baseia-se nos princípios:

CONTEXTO METODOLÓGICO

A educação Infantil compreende o ensino até seis anos de idade. É um período de iniciação escolar para a criança.

O pré-escolar, portanto, não tem o objetivo de alfabetizá-la, mas de prepará-la para este processo; processo esse que se completa nos anos iniciais do ensino fundamental.

Assim, para que isso ocorra desenvolveremos nosso trabalho dentro de três níveis:

. COORDENAÇÃO MOTORA
Que na prática significa; exercitar e dominar exercícios que utilizem a mão como ferramenta. A coordenação motora é extremamente importante no inicio do processo de alfabetizar, pois faz com que a criança execute as atividades com mais firmeza e leveza. Atividades como pintar, desenhar, rascunhar, riscar, recortar etc., deverão ser utilizadas freqüentemente para esta finalidade.

. PERCEPÇÃO
A percepção é a capacidade da criança de perceber as diferenças, como cores, tamanhos, diferenças dos sons, gosto, posição, cheiro etc. Exercícios que estimulem a percepção na educação infantil são necessários para o seu desenvolvimento intelectual e social.

. RACIOCÍNIO
Atividades como quebra-cabeça, identificação de letras, exercícios matemáticos, trabalhinhos com figuras geométricas, numerais etc., que levem a criança exercitar o pensamento e a raciocinar, faz com que o processo de alfabetizar fique cada vez mais perto dela.

CONTEXTO FILOSÓFICO

Nossa proposta pedagógica visa os direitos da criança e do adolescente, do seu direito de crescer harmoniosamente, desenvolvendo sua liberdade e seu convívio social.

Portanto, buscamos desenvolver esta proposta dentro de três princípios fundamentais:
  • AMOR
  • RESPEITO E A
  • ÉTICA
Ou seja, devemos amar e aceitar o próximo com suas diferenças, respeitar todas as culturas, religiões e a pessoa em sua individualidade, além de sermos éticos nas condutas que nos remetem a consciência humana, contribuindo para a construção da cidadania.

ARTICULAÇÃO ENTRE AS AÇÕES DO CUIDAR E O EDUCAR

Para que a instituição de Educação Infantil exerça o seu papel de apoio ao desenvolvimento integral da criança acreditamos que deva contar com uma equipe de profissionais qualificados permanentemente, com capacidade de planejar, executar e avaliar coletivamente as ações, tendo como base para este trabalho uma concepção filosófica clara do cuidar e educar... [...leia mais]

FILOSOFIA DA ESCOLA E PRINCIPIOS LEGAIS E DIDÁTICOS

Na sociedade da informação e do conhecimento é necessário repensar uma prática pedagógica postada na reestruturação do indivíduo e do resgate do ser humano. No que diz respeito à educação infantil deve ter como foco, uma aprendizagem a partir do lúdico, onde as fases de desenvolvimento, em especial da 1ª infância,  aconteçam, interagindo com o outro, por uma perspectiva de socialização... [...leia mais]
>